As Células
As Células Constituem os Seres Vivos
Os seres vivos diferem da matéria bruta porque são constituídos de células. Os vírus são seres que não possuem células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer alterações no seu material genético. Esse é um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles são ou não seres vivos.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.
As células que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.
Nestas figuras você pode comparar uma célula humana (animal) com uma célula vegetal. A célula vegetal possui parede celular e pode conter cloroplastos, duas estruturas que a célula animal não tem. Por outro lado, a célula vegetal não possui centríolos e geralmente não possui lisossomos, duas estruturas existentes em uma célula animal.
Isso e uma célula!!!
Curtam nossa pagina no facebook: https://www.facebook.com/cienciasdaescola
Curtam nossa pagina no facebook: https://www.facebook.com/cienciasdaescola
O que é divisão célular
Divisão Célular
Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie. Este processo faz parte do ciclo celular.
Nos organismos unicelulares como os protozoários e as bactérias este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa.
Nos organismos multicelulares, estes processos podem levar à formação dos esporos ou gametas, que darão origem ao novo indivíduo, ou ao crescimento do indivíduo desde o zigoto até ao indivíduo adulto (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas.
Mitose
As células eucarióticas seguem um processo de divisão chamada mitose, que permite a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe igualmente entre as duas células-filhas. Tal processo é responsável pela multiplicação dos indivíduos unicelulares e pelo crescimento dos pluricelulares, por realizar o aumento do número de células.
Meiose
- As células diploides podem ainda sofrer meiose para produzir células haplóides - os gâmetas ou esporos durante o processo de reprodução.
Neste caso, normalmente uma célula dá origem a quatro células-filhas embora, por vezes, nem todas sejam viáveis.
O processo da meiose apresenta oito fases
Curtam nossa página no facebook: https://www.facebook.com/cienciasdaescola
Divisão dos Óvulos
POR QUE O ÓVULO SE DIVIDE GERANDO GÊMEOS UNIVITELINOS? O QUE PROVOCA ESSA DIVISÃO E COMO ELA OCORRE?
Naverdade, quem se divide é o embrião, não o óvulo. A formação de gêmeos univitelinos ou idênticos ou monozigótocos corresponde a um terço dos casos. Esse fenomeno acontece durante o desenvolvimento do embrião(multiplicação celular) quando, após a fertilização de um óvulo por um espermatozóide, o embrião divide-se dando origem a dois ou mais novos embriões com idêntico material genetico.
Contudo observa-se que existe várias formas possíveis de gêmeos monozóticos. Quando o embrião se divide pouco tempo após a fertilização, os gêmeos monozóticos serão diamnióticodicoriônico ou seja cada um tem seu próprio âmnio (bolsa) e córion (placenta).
Contudo observa-se que existe várias formas possíveis de gêmeos monozóticos. Quando o embrião se divide pouco tempo após a fertilização, os gêmeos monozóticos serão diamnióticodicoriônico ou seja cada um tem seu próprio âmnio (bolsa) e córion (placenta).
O tipo mais comum de gêmeos monozóticos é o diamniotico-monocariônico, em que a divisão embrionaria ocorre entre o 4° e 8° dia ápos a fertilização. Se o embrião se divide apos no 8° dia de sua fertilização, e chamado de monocariônoco-monoamniótico, isto é, os gêmeos têm a mesma bolsa e a mesma placenta.
Por fim, se a divisão embrionária ocorre ápos o 12° dia, poderá ser imperfeita, levando a malformação estruturais (xifópagos).
Curtam nossa pafina no facebook:https://www.facebook.com/cienciasdaescola.com
Historia do Núcleo - Linha do Tempo
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO NÚCLEO?
1833- Descoberta do Núcleo;
1869- O pesquisador Joham Friendrich Miescher, ao estudar células presentes no pus, indentificou algo diferente a que ele deu o nome de nucleina.;
1903- O geneticista Ealter Sutton descobriu que as unidades de hereditariedade descrita por Mendel se localizavam num dos elementos que compõem a célula,os cromossomos;
1928- O médico Frederick Griffith deu um passo importante na historia de DNA. Principio Transformante;
1944- Os pesquisadores Colin MacLeod e o MacLyn McCaty descobriram que o principio transformante era Mutação Genetica;
1953- Wastson e Crick elaboraram um modelo para o DNA que explicava como era passada as instruções de pais para filhos;
1962- Watson, Crick e Wikis ganharam o Premio Nobel de Ciências;
Nenhum comentário:
Postar um comentário